Ninguém tem dúvidas de que o Orkut foi uma das melhores idéias para encontrar amigos, falar sobre você, participar de discussões em comunidades, etc. Porém, como todos os recursos da internet, o Orkut também tem seus riscos de segurança, riscos esses proporcionados por pessoas de má fé que às vezes querem apenas incomodar, porém em outras querem informações pessoais e preciosas dos usuários.

Logo, para você aproveitar ao máximo este serviço da Google com o mínimo de riscos, pode seguir várias dicas. Para começar, tenha em mente que a maioria dos riscos da internet estão à solta, mas eles não entram em ação sem que os usuários “puxem o gatilho”, ou seja, eles se aproveitam da ingenuidade e distração dos internautas para se espalhar.

Antes até mesmo de pensar no Orkut, considere seu computador. Mantenha seu antivírus constantemente atualizado e faça scans periodicamente em seu PC.

Agora, sim: o Orkut. Para começar, sua conta

Tudo que envolve login e senha requer atenção.Tudo na internet que envolva login e senha precisa de atenção especial. Crie senhas complexas e modifique-as com freqüência. Evite ao máximo divulgar login e senha em sites que não tenham relação com o Orkut e procure sempre desmarcar a opção “Salvar as minhas informações neste computador” quando você utilizar um computador público ou de outra pessoa.

Efetue o logout antes de fechar o navegador.Sempre quando você terminar de usar o Orkut, não feche o navegador somente. Clique no link “Sair”, no canto superior direito da página, ou seja, efetue o logout do Orkut para que as informações da sessão não fiquem armazenadas no computador.

Enquanto você navega: Links

Links são uma porta escancarada de vírus e roubo de informações. Basta um clique em um endereço mal intencionado para que seu computador entre em risco. Lembra-se do fator ingenuidade mencionado no começo deste artigo? Pois então, os links maléficos têm a intenção de chamar sua atenção e até mesmo lhe seduzir para que você clique neles e dispare algum vírus.



Site do dia: veja aqui